Importância de estabelecer objetivos com o Orçamento Anual!!!
Trabalho na área financeira a mais de 19 anos e é nítido perceber sobre quais empresas se perpetuam no mercado, com a clareza de suas metas e objetivos, tanto de suas compras quanto de suas receitas, e qual caminho que alcançam aquelas que não tem essa precisão de onde querem chegar. Afinal de contas quando não temos um caminho definido qualquer um serve, inclusive podemos seguir o do fracasso achando que estamos no sucesso.
Para definir os objetivos do orçamento, é imprescindível caso seja uma empresa que já esteja atuando no mercado, utilizar seus históricos passados, acrescidos dos objetivos e resultados propostos para alcançar nesse próximo período o que foi orçado. Se for uma empresa recente, que não possui históricos anteriores, precisa analisar suas projeções futuras.
O orçamento deve conter as informações mensais, para dar clareza aos seus administradores quais são os valores orçados para cada item de seu Demonstrativo de Resultado, ex: quanto podemos comprar de insumos mês a mês para chegarmos no final do período e não termos excedido nosso orçamento, chegando ao resultado liquido proposto?
Também de nada adianta a empresa ter o orçamento e não fazer o check entre o orçado e o realizado. A rotina sugerida para esta conferência é uma vez por mês, após ter apurado os resultados do demonstrativo de resultado do exercício.
O orçamento não quer dizer que é algo engessado e impossibilitado de mudanças, mas sim um caminho do que precisamos fazer, podemos gastar e o que precisamos receber para podermos honrar nosso objetivo de termos tal lucro no final do período orçado. Sugerimos sempre fazer uma reanalise nele a cada três meses, para alinhar caso algo esteja saindo do controle, pois adversidades dentro do período podem ocorrer, como também a equipe não ter sido tão assertiva na hora de fazer essa estratégia, porém o que não pode é chegar no final do período e o objetivo não ter sido alcançado. Para isso, nessa análise trimestral se caso algo esteja destoando muito do orçado, precisamos alinhar, tendo ciência do que vamos ter que suprir para, mesmo tendo uma demanda maior em algum item não deixarmos o resultado do orçamento daquele mês impactar no do ano.
Comentários
Postar um comentário