Pular para o conteúdo principal

Importância de estabelecer objetivos com o Orçamento Anual!!!




Importância de estabelecer objetivos com o Orçamento Anual!!!




Trabalho na área financeira a mais de 19 anos e é nítido perceber sobre quais empresas se perpetuam no mercado, com a clareza de suas metas e objetivos, tanto de suas compras quanto de suas receitas, e qual caminho que alcançam aquelas que não tem essa precisão de onde querem chegar. Afinal de contas quando não temos um caminho definido qualquer um serve, inclusive podemos seguir o do fracasso achando que estamos no sucesso.

Para definir os objetivos do orçamento, é imprescindível caso seja uma empresa que já esteja atuando no mercado, utilizar seus históricos passados, acrescidos dos objetivos e resultados propostos para alcançar nesse próximo período o que foi orçado. Se for uma empresa recente, que não possui históricos anteriores, precisa analisar suas projeções futuras.

O orçamento deve conter as informações mensais, para dar clareza aos seus administradores quais são os valores orçados para cada item de seu Demonstrativo de Resultado, ex: quanto podemos comprar de insumos mês a mês para chegarmos no final do período e não termos excedido nosso orçamento, chegando ao resultado liquido proposto?

Também de nada adianta a empresa ter o orçamento e não fazer o check entre o orçado e o realizado. A rotina sugerida para esta conferência é uma vez por mês, após ter apurado os resultados do demonstrativo de resultado do exercício.

O orçamento não quer dizer que é algo engessado e impossibilitado de mudanças, mas sim um caminho do que precisamos fazer, podemos gastar e o que precisamos receber para podermos honrar nosso objetivo de termos tal lucro no final do período orçado. Sugerimos sempre fazer uma reanalise nele a cada três meses, para alinhar caso algo esteja saindo do controle, pois adversidades dentro do período podem ocorrer, como também a equipe não ter sido tão assertiva na hora de fazer essa estratégia, porém o que não pode é chegar no final do período e o objetivo não ter sido alcançado. Para isso, nessa análise trimestral se caso algo esteja destoando muito do orçado, precisamos alinhar, tendo ciência do que vamos ter que suprir para, mesmo tendo uma demanda maior em algum item não deixarmos o resultado do orçamento daquele mês impactar no do ano.







Basta de gestão por achismo!

Na Vettor nós cuidamos da Gestão Financeira do seu negócio.
Entre em contato para conversarmos.


Comentários

Posts populares

Você conhece o Balanced Scorecard?

No cotidiano das empresas é comum que os gestores busquem medir a sua performance frente aos objetivos almejados. No entanto, usar a métrica ideal para o contexto em que atua não é tarefa fácil, para isso metodologias e ferramentas poderão ser utilizadas.   Nesse contexto, Robert Kaplan e David Norton na década de 90, criaram uma metodologia chamada Balanced Scorecard que permite medir o progresso da empresa em relação as metas de longo prazo, ou seja, medir o quanto a empresa está caminhando para atingir sua visão.  De modo que essa metodologia possui como principais benefícios:  Alinhamento dos colaboradores com a visão da empresa;  Melhor comunicação das metas;  Melhoria contínua da qualidade e do desempenho;  Favorece a comunicação e feedback entre as equipes; Coloca em prática e corrige os planos de ações. Kaplan (2004) argumenta que o método de Balanced Scorecard atua em 4 perspectivas: a partir da visão estratégica atua nos “Processos Internos”, “F...

A Controladoria nas Empresas: Funções , Estrutura e Importância.

Devido à velocidade de atualizações de mercado as organizações enfrentam grandes pressões competitivas, dado este acontecimento, devem desenvolver métodos de controle que as diferenciam e as mantenham competitivas no mercado em que atuam, possuindo um controle integrado de suas atividades e consequentemente proporcionando retornos positivos. Com base em seus controles e análises, a controladoria possui uma visão holística e generalista, conseguindo assessorar os departamentos de uma organização, podendo influência sob determinadas tomadas de decisões devido ao fornecimento de informações reais, quantificáveis e corretas, dispostas aos executivos, gestores ou aqueles com o poder de tomada de decisão. Pode-se dizer que a controladoria possui um papel determinante para visualizar o futuro da organização, o fornecimento de informações de qualidade reproduz uma visão clara e objetiva para os gestores, onde se equalizam dados e informações de forma homogênea, objetivando-se ao aumento da luc...

EBITDA: O QUE É?

EBITDA é uma sigla para o inglês EARNING BEFORE INTEREST, DEPRECIATION AND AMORTIZATION, que significa “Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização” em português também é conhecido como LAJIDA. Trata-se de um indicador financeiro que mostra o desempenho da empresa em gerar ganhos. Por meios dele é possível identificar o lucro de um negócio antes de serem descontados o que a empresa gastou em impostos ou juros e perdeu em depreciação e amortização. Ele consegue medir o potencial de geração de caixa de uma empresa, então é uma informação importante para os investidores, isso porque o EBTIDA mostra se a empresa tem sido capaz de fazer dinheiro com as suas atividades principais e identificar se apresenta operações eficientes. Como calcular o EBITDA? Tenha informações confiáveis, o primeiro passo é assegurar que conhecemos os dados e que eles representam a realidade da empresa. Uma confirmação com o setor financeiro é sempre necessária para assegurar a qualidade de dados. ...