Pular para o conteúdo principal

Será que foi sorte mesmo?





Será mesmo que aquele empresário teve sorte? Quantas vezes você já ouviu a expressão: "Aquele empresário teve sorte". Pois bem, a sorte ajuda sim, sempre é bom contar com um pouco, mas saiba que ela deve ser responsável por apenas 0,5% do sucesso de uma empresa. Na grande maioria das vezes o sucesso está relacionado "apenas" com sangue suor e lágrimas.

Imagine-se pilotando um avião. Para que você faça isso de maneira segura você precisa de um marcador de velocidade, de altitude, de combustível. Para você gerenciar de forma eficiente uma empresa precisa do mesmo painel de controle. Você precisa saber quanto dinheiro entra, quanto dinheiro sai, quanto dinheiro sobra, qual o lucro líquido, qual os gastos fixos, qual a margem de contribuição da sua empresa…

Gerenciar uma empresa sem controles e planejamento financeiro é o mesmo que sair pilotando seu avião de olhos vendados e sem nenhuma rota definida. A chance de acontecer uma tragédia é muito grande.

O grande propósito da gestão financeira dentro de qualquer organização é servir de força motriz para você criar seus resultados, quebrando a inércia do processo de gestão. Assim como, terminar com a gestão por "achismo".

É comum encontrarmos empresários que acham que a empresa está bem, acham que estão praticando o preço correto de venda, que acham que a margem de lucro é de 25% e na verdade a empresa está quase quebrando, e eles não perceberam ainda.

Também é comum encontrarmos empresários que passam o dia inteiro procurando uma muleta, uma desculpa para justificar o fracasso: "Esse ano teve a pandemia". "Esse ano tem eleição". "Esse ano choveu muito". "Esse ano não deu frio". Essas empresas são gerenciadas pela inércia. O empresário espera o final do mês para saber se a empresa conseguiu pagar as contas ou não.

É preciso entender que você empresário, gestor, diretor é responsável pelos resultados financeiros da sua empresa, sejam eles bons ou ruins. A gestão financeira é a ferramenta que vai te ajudar a saber o que você precisa fazer desde o dia primeiro do mês para construir os resultados que sua empresa precisa.

Aqui eu destaco cinco pontos importantes para você fazer um bom planejamento financeiro.

1. É imperativo que você anote cada centavo que entra e cada centavo que sai da sua empresa. Isso fará com que você conheça intimamente a sua saúde financeira. Nessa etapa você descobre qual é o resultado da sua empresa.

2. Crie um bom planejamento orçamentário. Baseado no seu histórico e na sua visão de futuro você precisa criar o cenário ideal. Na etapa anterior você descobre que seu lucro é de 3%, nesta etapa você cria um planejamento para chegar em 25%.

3. Crie um bom planejamento estratégico. Planejamento estratégico vai muito além da definição de missão, visão e valores. Ele serve para definir qual o alvo a ser atingido. Imagine-se iniciando uma viagem, sem saber o destino. impossível alcançar o objetivo, não é? O primeiro passo para você definir uma estratégia para o caminho é definir o destino. Dependendo do seu destino você terá gastos diferentes.

4. Crie um painel de controle. Os indicadores de performance servem de dedo duro do processo. Eles devem te motivar todas as manhãs à criar ações que te levarão mais próximos aos resultados que você precisa criar.

5. Crie e acompanhe planos de ação. Sabe aquela sensação de reunião improdutiva? Você acaba com ela quando tem uma boa pauta. O plano de ação serve para definir responsáveis e datas limites para conclusão das ações que te ajudarão a construir o resultado esperado.



Quando implantamos a modelagem financeira em nossos clientes descobrimos o nível de saúde financeira da empresa. Esta saúde está relacionada com a quantidade de dinheiro disponível que você tem no caixa. Quanto mais dinheiro sobrando, mais saúde financeira.

A gestão financeira portanto, é a ferramenta que vai te auxiliar no processo de entender qual o seu atual nível de saúde financeira e como consequência auxiliá-lo a melhorá-la, acabando com a gestão por "achismo". Assim, auxiliamos o empresário a atingir resultados financeiros positivos nunca antes imaginados. Imagine seu lucro multiplicado por dez!

Lembre-se toda e qualquer empresa nasceu com o propósito de gerar riquezas. Alguém investiu tempo e dinheiro e esses recursos precisam ser remunerados.












Basta de gestão por achismo!

Na Vettor nós cuidamos da Gestão Financeira do seu negócio.
Entre em contato para conversarmos.


Comentários

Posts populares

A Controladoria nas Empresas: Funções , Estrutura e Importância.

Devido à velocidade de atualizações de mercado as organizações enfrentam grandes pressões competitivas, dado este acontecimento, devem desenvolver métodos de controle que as diferenciam e as mantenham competitivas no mercado em que atuam, possuindo um controle integrado de suas atividades e consequentemente proporcionando retornos positivos. Com base em seus controles e análises, a controladoria possui uma visão holística e generalista, conseguindo assessorar os departamentos de uma organização, podendo influência sob determinadas tomadas de decisões devido ao fornecimento de informações reais, quantificáveis e corretas, dispostas aos executivos, gestores ou aqueles com o poder de tomada de decisão. Pode-se dizer que a controladoria possui um papel determinante para visualizar o futuro da organização, o fornecimento de informações de qualidade reproduz uma visão clara e objetiva para os gestores, onde se equalizam dados e informações de forma homogênea, objetivando-se ao aumento da luc

Importância de ter um bom controle do contas a pagar e a receber!

Estes dois controles, pagar e receber são pontos importantíssimos para a saúde financeira de uma empresa, pois de um lado esta toda obrigação que a empresa possui para manter o funcionamento, podemos citar alguns exemplos: contas de consumo (água, luz, internet, aluguel), folhas de pagamento dos colaboradores, impostos, entres outras. De outro lado esta o contas a receber, que é todo o valor que entra na empresa, através do esforço da venda do seu produto. No entanto, nada adianta vender o produto se não houver o controle do contas a receber. Agora vou citar algumas dicas que podem te auxiliar a ter um bom controle do contas a pagar e a receber, segue: - Registre todas as movimentações de sua empresa; - Monitore seu fluxo de caixa diariamente; - Separe seus lançamentos por centros de custos; - Estabeleça uma política de cobrança para os clientes inadimplentes; - Tenha um bom sistema que lhe auxilie com relatórios rápidos e corretos; Estes são apenas alguns pontos que devemos ter aten
Tenho dois meninos lindos em casa: o Davi Lucca de cinco anos e o Theo Mateo de 2 anos e ambos amam brincar do jogo dos sete erros. Esta será minha inspiração para a matéria de hoje: Sete erros que cometi na gestão que sabotaram o crescimento das minhas empresas. 1 Focar somente no caixa. Tenho um perfil muito conservador, e por muito tempo isso fez com que eu evitasse a qualquer custo aumentar a estrutura da empresa. Isso se provou eficiente no curto prazo, mas sempre sabotou o crescimento das empresas. A vida é uma eterna relação de risco e retorno: se você não investir primeiro nunca colherá resultados. 2 Esquecer as pessoas. Num passado não muito distante, para mim, os salários representavam custos fixos, portanto, quanto menor fossem, melhor para o caixa da empresa. Hoje percebo o quanto estava errado. As entregas são, na grande maioria das vezes, proporcionais ao investimento que você faz no colaborador. Caro é o funcionário que não entrega resultados. 3 Focar meu tempo na operaç