Pular para o conteúdo principal

Será que foi sorte mesmo?





Será mesmo que aquele empresário teve sorte? Quantas vezes você já ouviu a expressão: "Aquele empresário teve sorte". Pois bem, a sorte ajuda sim, sempre é bom contar com um pouco, mas saiba que ela deve ser responsável por apenas 0,5% do sucesso de uma empresa. Na grande maioria das vezes o sucesso está relacionado "apenas" com sangue suor e lágrimas.

Imagine-se pilotando um avião. Para que você faça isso de maneira segura você precisa de um marcador de velocidade, de altitude, de combustível. Para você gerenciar de forma eficiente uma empresa precisa do mesmo painel de controle. Você precisa saber quanto dinheiro entra, quanto dinheiro sai, quanto dinheiro sobra, qual o lucro líquido, qual os gastos fixos, qual a margem de contribuição da sua empresa…

Gerenciar uma empresa sem controles e planejamento financeiro é o mesmo que sair pilotando seu avião de olhos vendados e sem nenhuma rota definida. A chance de acontecer uma tragédia é muito grande.

O grande propósito da gestão financeira dentro de qualquer organização é servir de força motriz para você criar seus resultados, quebrando a inércia do processo de gestão. Assim como, terminar com a gestão por "achismo".

É comum encontrarmos empresários que acham que a empresa está bem, acham que estão praticando o preço correto de venda, que acham que a margem de lucro é de 25% e na verdade a empresa está quase quebrando, e eles não perceberam ainda.

Também é comum encontrarmos empresários que passam o dia inteiro procurando uma muleta, uma desculpa para justificar o fracasso: "Esse ano teve a pandemia". "Esse ano tem eleição". "Esse ano choveu muito". "Esse ano não deu frio". Essas empresas são gerenciadas pela inércia. O empresário espera o final do mês para saber se a empresa conseguiu pagar as contas ou não.

É preciso entender que você empresário, gestor, diretor é responsável pelos resultados financeiros da sua empresa, sejam eles bons ou ruins. A gestão financeira é a ferramenta que vai te ajudar a saber o que você precisa fazer desde o dia primeiro do mês para construir os resultados que sua empresa precisa.

Aqui eu destaco cinco pontos importantes para você fazer um bom planejamento financeiro.

1. É imperativo que você anote cada centavo que entra e cada centavo que sai da sua empresa. Isso fará com que você conheça intimamente a sua saúde financeira. Nessa etapa você descobre qual é o resultado da sua empresa.

2. Crie um bom planejamento orçamentário. Baseado no seu histórico e na sua visão de futuro você precisa criar o cenário ideal. Na etapa anterior você descobre que seu lucro é de 3%, nesta etapa você cria um planejamento para chegar em 25%.

3. Crie um bom planejamento estratégico. Planejamento estratégico vai muito além da definição de missão, visão e valores. Ele serve para definir qual o alvo a ser atingido. Imagine-se iniciando uma viagem, sem saber o destino. impossível alcançar o objetivo, não é? O primeiro passo para você definir uma estratégia para o caminho é definir o destino. Dependendo do seu destino você terá gastos diferentes.

4. Crie um painel de controle. Os indicadores de performance servem de dedo duro do processo. Eles devem te motivar todas as manhãs à criar ações que te levarão mais próximos aos resultados que você precisa criar.

5. Crie e acompanhe planos de ação. Sabe aquela sensação de reunião improdutiva? Você acaba com ela quando tem uma boa pauta. O plano de ação serve para definir responsáveis e datas limites para conclusão das ações que te ajudarão a construir o resultado esperado.



Quando implantamos a modelagem financeira em nossos clientes descobrimos o nível de saúde financeira da empresa. Esta saúde está relacionada com a quantidade de dinheiro disponível que você tem no caixa. Quanto mais dinheiro sobrando, mais saúde financeira.

A gestão financeira portanto, é a ferramenta que vai te auxiliar no processo de entender qual o seu atual nível de saúde financeira e como consequência auxiliá-lo a melhorá-la, acabando com a gestão por "achismo". Assim, auxiliamos o empresário a atingir resultados financeiros positivos nunca antes imaginados. Imagine seu lucro multiplicado por dez!

Lembre-se toda e qualquer empresa nasceu com o propósito de gerar riquezas. Alguém investiu tempo e dinheiro e esses recursos precisam ser remunerados.












Basta de gestão por achismo!

Na Vettor nós cuidamos da Gestão Financeira do seu negócio.
Entre em contato para conversarmos.


Comentários

Posts populares

Por que ter uma boa gestão financeira?

No Brasil muitas empresas abrem e fecham todos os anos. Cada vez mais o empreendedorismo vem ganhando espaço e mais pessoas estão deixando de lado a contratação clt para abrir o próprio negócio. O problema é que, em muitos casos, tão rápido quanto a abertura do novo CNPJ é o fechamento deste. Dentre os motivos para esse insucesso do novo negócio, o principal deles é a falta de gestão financeira. Ou seja, a ideia do negócio é boa, os sócios geralmente têm capacidade técnica para atuar naquela função, mas a falta de planejamento e caixa saudável podem fazer com que o tão sonhado negócio próprio se transforme em um pesadelo para muitas pessoas. Abaixo cito alguns problemas que a falta da gestão financeira poderá causar às empresas: - Falta de planejamento orçamentário: os gastos e receitas não são previstos de forma antecipada de modo que não é definido um rumo, uma rota a seguir em busca do resultado positivo. - Falta de controle: como não há um planejamento orçamentário definido, os ...

Importância de estabelecer objetivos com o Orçamento Anual!!!

Importância de estabelecer objetivos com o Orçamento Anual!!! Trabalho na área financeira a mais de 19 anos e é nítido perceber sobre quais empresas se perpetuam no mercado, com a clareza de suas metas e objetivos, tanto de suas compras quanto de suas receitas, e qual caminho que alcançam aquelas que não tem essa precisão de onde querem chegar. Afinal de contas quando não temos um caminho definido qualquer um serve, inclusive podemos seguir o do fracasso achando que estamos no sucesso. Para definir os objetivos do orçamento, é imprescindível caso seja uma empresa que já esteja atuando no mercado, utilizar seus históricos passados, acrescidos dos objetivos e resultados propostos para alcançar nesse próximo período o que foi orçado. Se for uma empresa recente, que não possui históricos anteriores, precisa analisar suas projeções futuras. O orçamento deve conter as informações mensais, para dar clareza aos seus administradores quais são os valores orçados para cada item de seu Demonstrat...

Dicas de como empreender rumo ao sucesso!

Dicas de como empreender rumo ao sucesso! O empreendedorismo no Brasil é muitas vezes tido como uma válvula de escape para solução de problemas financeiros de uma pessoa. A perda de um emprego, a insatisfação com o trabalho assalariado, a busca por independência de horários e independência financeira são alguns dos motivos que fazem com que pessoas comuns abram seus próprios negócios. As motivações são diversas, e não há problemas nelas. No entanto, a simples busca por ser empreendedor sem uma base de conhecimento sólida, faz com que muitas novas empresas fechem as portas logo após abri-las. Certo, todos já ouviram falar disso não é mesmo? A questão é: O que fazer de diferente para criar uma base sólida no mercado de atuação, trabalhar de maneira mais assertiva, e por fim, prosperar em seu negócio? Seguem algumas dicas: - Estude, estude e estude. Vontade não é suficiente, é preciso ter conhecimento técnico no negócio em que pretende abrir. É preciso ter conhecimento administrativo, est...