Pular para o conteúdo principal

Você entende a diferença entre custos e despesas?





Você sabia que boa parte dos empreendedores confunde as nomenclaturas gastos, custos e despesas e muitas vezes age como se fosse se todos fossem a mesma coisa?

Então, essa confusão não é um problema somente pela questão conceitual dos termos, vai muito além, trata-se de uma confusão nos demonstrativos financeiros da empresa.

É imensamente importante distinguir os termos, uma vez que aplicados de forma correta nos lançamentos financeiros e contábeis os relatórios utilizados para tomada de decisão estarão corretos e poderá ser calculada a Margem de Contribuição, que é um dos indicadores financeiros mais importantes na empresa.

Bom, agora que você sabe o quão importante é saber a diferença entre gastos, custos e despesas vou explicar um pouco melhor o que significa cada termo.

Gastos: é todo sacrifício financeiro a fim de quitar alguma coisa. Os gastos são divididos entre custos e despesas.

Custos: São todos os gastos diretamente ligados ao funcionamento do negócio, sem estes gastos a empresa não consegue prestar o serviço ou vender o produto que se propõe a fazer. A exemplo: insumos, salários operacionais, EPIs.

Despesas: São todos os gastos que não estão diretamente ligados à prestação de serviço ou venda do produto. A exemplo: aluguel, telefone, internet, salários administrativos.

Sabia que além destas diferenças, os termos são divididos ainda em custos e despesas fixas e variáveis? Bom, deixamos esta explicação para outro post com todos estes detalhes.














Basta de gestão por achismo!

Na Vettor nós cuidamos da Gestão Financeira do seu negócio.
Entre em contato para conversarmos.


Comentários

Posts populares

A Controladoria nas Empresas: Funções , Estrutura e Importância.

Devido à velocidade de atualizações de mercado as organizações enfrentam grandes pressões competitivas, dado este acontecimento, devem desenvolver métodos de controle que as diferenciam e as mantenham competitivas no mercado em que atuam, possuindo um controle integrado de suas atividades e consequentemente proporcionando retornos positivos. Com base em seus controles e análises, a controladoria possui uma visão holística e generalista, conseguindo assessorar os departamentos de uma organização, podendo influência sob determinadas tomadas de decisões devido ao fornecimento de informações reais, quantificáveis e corretas, dispostas aos executivos, gestores ou aqueles com o poder de tomada de decisão. Pode-se dizer que a controladoria possui um papel determinante para visualizar o futuro da organização, o fornecimento de informações de qualidade reproduz uma visão clara e objetiva para os gestores, onde se equalizam dados e informações de forma homogênea, objetivando-se ao aumento da luc

Importância de ter um bom controle do contas a pagar e a receber!

Estes dois controles, pagar e receber são pontos importantíssimos para a saúde financeira de uma empresa, pois de um lado esta toda obrigação que a empresa possui para manter o funcionamento, podemos citar alguns exemplos: contas de consumo (água, luz, internet, aluguel), folhas de pagamento dos colaboradores, impostos, entres outras. De outro lado esta o contas a receber, que é todo o valor que entra na empresa, através do esforço da venda do seu produto. No entanto, nada adianta vender o produto se não houver o controle do contas a receber. Agora vou citar algumas dicas que podem te auxiliar a ter um bom controle do contas a pagar e a receber, segue: - Registre todas as movimentações de sua empresa; - Monitore seu fluxo de caixa diariamente; - Separe seus lançamentos por centros de custos; - Estabeleça uma política de cobrança para os clientes inadimplentes; - Tenha um bom sistema que lhe auxilie com relatórios rápidos e corretos; Estes são apenas alguns pontos que devemos ter aten
Tenho dois meninos lindos em casa: o Davi Lucca de cinco anos e o Theo Mateo de 2 anos e ambos amam brincar do jogo dos sete erros. Esta será minha inspiração para a matéria de hoje: Sete erros que cometi na gestão que sabotaram o crescimento das minhas empresas. 1 Focar somente no caixa. Tenho um perfil muito conservador, e por muito tempo isso fez com que eu evitasse a qualquer custo aumentar a estrutura da empresa. Isso se provou eficiente no curto prazo, mas sempre sabotou o crescimento das empresas. A vida é uma eterna relação de risco e retorno: se você não investir primeiro nunca colherá resultados. 2 Esquecer as pessoas. Num passado não muito distante, para mim, os salários representavam custos fixos, portanto, quanto menor fossem, melhor para o caixa da empresa. Hoje percebo o quanto estava errado. As entregas são, na grande maioria das vezes, proporcionais ao investimento que você faz no colaborador. Caro é o funcionário que não entrega resultados. 3 Focar meu tempo na operaç