Pular para o conteúdo principal

Dicas sobre finanças pessoas





Hoje se fala muito em gestão financeira, principalmente nas empresas, nós da Vettor mesmo, falamos muito, afinal, fizemos a gestão financeira de diversas empresas.

Em contato com empresários e colaboradores destas empresas onde atuamos, por vezes somos questionados se podemos cuidar também de suas contas pessoais, a maioria das vezes em tom de brincadeira, porém, sabemos que muitos têm dificuldade para cuidar e administrar suas finanças.

Sabendo dessa dificuldade, hoje gostaríamos de dar algumas dicas de como cuidar das finanças pessoais, pois, mesmo que você já tenha algum controle, sabemos que sempre é possível melhorar. Devemos entender que o dinheiro faz parte de nossas vidas, afinal, sem ele não temos acesso a praticamente nada, estamos falando do básico, como alimento e moradia até mesmo o tão sonhado laser.

A pessoa que se organiza financeiramente, tem mais facilidade de perceber e identificar onde estão os desperdícios, deste modo, consegue apontar gastos que podem ser reduzidos ou até mesmo cortados, consequentemente essa pessoa passa a ter maiores possibilidades de guardar dinheiro e investir. Quem zela por suas finanças pessoais sabe exatamente onde está indo seu dinheiro e vive mais tranquilo, pois, estará preparado para possíveis imprevistos.

Aconselhamos a iniciar sua gestão financeira pessoal, isso é necessário, se não fez até hoje, agora é o momento. O primeiro passo é se conhecer financeiramente, você precisa saber exatamente quanto ganha, e lógico precisa entender que deve gastar menos que isso. Muitos têm o hábito de gastar mais do que ganham, isso faz com que essas pessoas fiquem amarradas a empréstimos, acabam usando limite de cheque especial e assim por diante, é normal que isso vire uma bola de neve e chegue o momento em que seus recebimentos não serão o suficiente para pagar suas contas.

1-      Se você está se vendo em uma bola de neve, é necessário renegociar suas dívidas, faça em parcelas que caibam no seu orçamento e que você irá conseguir honrar, esse momento é muito importante, você irá ter a informação exata de quanto está devendo e na maioria das vezes consegue frear a incidência dos juros que fazem as dívidas aumentar.

2-      Tenha uma planilha para controle de gastos pessoais, ela irá te ajudar a visualizar melhor para onde está indo seu dinheiro e também será mais fácil entender onde estão os desperdícios. Existem uma serie de planilhas prontas, alguns bancos disponibilizam esse controle de forma gratuita para seus clientes, dê uma olhadinha e comece a controlar seus gastos agora mesmo.

3-      Faça uma reserva para possíveis emergências, estipule um valor e vá guardando aos poucos, isso fará com que no futuro você tenha uma boa quantia guardada e se acontecer alguma crise não precisará recorrer a empréstimos de terceiros.

4-      Aprenda e ensine seus filhos sobre educação financeira, isso ajudará eles a entender que não podem comprar tudo o que querem, que todos podem colaborar com os objetivos comuns da família. Defina uma meta, como exemplo guardar dinheiro para uma vigem em família ou até mesmo economizar para jantar fora. Comemorem as conquistas financeiras, isso fará com que todos criem gosto por economizar.

5-      Revise sua planilha, ela vai ser sua aliada para diminuir gastos supérfluos, neste momento você já conhece o perfil de gasto seu ou de sua família, vai conseguir perceber o que é essencial e o que pode ser diminuído, não estamos aqui dizendo que deve cortar tudo e não fazer mais nada do que apareceu na sua lista, mas pode controlar as saídas para comer fora, analisar se a conta de energia está muito alta e entender o que podem fazer para diminuir, analisar se realmente precisam de um pacote de TV e internet tão alto e assim por diante.

 Sabemos que são dicas simples, mas também sabemos que a grande maioria não faz nenhum tipo de controle, nosso objetivo é te instigar a iniciar o controle de suas finanças, logo terá gosto em fazê-lo, terá facilidade para diminuir gastos desnecessários e iniciar sua reserva, aos poucos irá conquistar a sua tão sonhada independência financeira, consequentemente terá uma vida mais tranquila.

 





Basta de gestão por achismo!
Na Vettor nós cuidamos da Gestão Financeira do seu negócio.
Entre em contato para conversarmos.


Comentários

Posts populares

Por que ter uma boa gestão financeira?

No Brasil muitas empresas abrem e fecham todos os anos. Cada vez mais o empreendedorismo vem ganhando espaço e mais pessoas estão deixando de lado a contratação clt para abrir o próprio negócio. O problema é que, em muitos casos, tão rápido quanto a abertura do novo CNPJ é o fechamento deste. Dentre os motivos para esse insucesso do novo negócio, o principal deles é a falta de gestão financeira. Ou seja, a ideia do negócio é boa, os sócios geralmente têm capacidade técnica para atuar naquela função, mas a falta de planejamento e caixa saudável podem fazer com que o tão sonhado negócio próprio se transforme em um pesadelo para muitas pessoas. Abaixo cito alguns problemas que a falta da gestão financeira poderá causar às empresas: - Falta de planejamento orçamentário: os gastos e receitas não são previstos de forma antecipada de modo que não é definido um rumo, uma rota a seguir em busca do resultado positivo. - Falta de controle: como não há um planejamento orçamentário definido, os ...

Você conhece o Balanced Scorecard?

No cotidiano das empresas é comum que os gestores busquem medir a sua performance frente aos objetivos almejados. No entanto, usar a métrica ideal para o contexto em que atua não é tarefa fácil, para isso metodologias e ferramentas poderão ser utilizadas.   Nesse contexto, Robert Kaplan e David Norton na década de 90, criaram uma metodologia chamada Balanced Scorecard que permite medir o progresso da empresa em relação as metas de longo prazo, ou seja, medir o quanto a empresa está caminhando para atingir sua visão.  De modo que essa metodologia possui como principais benefícios:  Alinhamento dos colaboradores com a visão da empresa;  Melhor comunicação das metas;  Melhoria contínua da qualidade e do desempenho;  Favorece a comunicação e feedback entre as equipes; Coloca em prática e corrige os planos de ações. Kaplan (2004) argumenta que o método de Balanced Scorecard atua em 4 perspectivas: a partir da visão estratégica atua nos “Processos Internos”, “F...

A Controladoria nas Empresas: Funções , Estrutura e Importância.

Devido à velocidade de atualizações de mercado as organizações enfrentam grandes pressões competitivas, dado este acontecimento, devem desenvolver métodos de controle que as diferenciam e as mantenham competitivas no mercado em que atuam, possuindo um controle integrado de suas atividades e consequentemente proporcionando retornos positivos. Com base em seus controles e análises, a controladoria possui uma visão holística e generalista, conseguindo assessorar os departamentos de uma organização, podendo influência sob determinadas tomadas de decisões devido ao fornecimento de informações reais, quantificáveis e corretas, dispostas aos executivos, gestores ou aqueles com o poder de tomada de decisão. Pode-se dizer que a controladoria possui um papel determinante para visualizar o futuro da organização, o fornecimento de informações de qualidade reproduz uma visão clara e objetiva para os gestores, onde se equalizam dados e informações de forma homogênea, objetivando-se ao aumento da luc...