Tenho dois meninos lindos em casa: o Davi Lucca de cinco anos e o Theo Mateo de 2 anos e ambos amam brincar do jogo dos sete erros. Esta será minha inspiração para a matéria de hoje: Sete erros que cometi na gestão que sabotaram o crescimento das minhas empresas.
1 Focar somente no caixa. Tenho um perfil muito conservador, e por muito tempo isso fez com que eu evitasse a qualquer custo aumentar a estrutura da empresa. Isso se provou eficiente no curto prazo, mas sempre sabotou o crescimento das empresas. A vida é uma eterna relação de risco e retorno: se você não investir primeiro nunca colherá resultados.
2 Esquecer as pessoas. Num passado não muito distante, para mim, os salários representavam custos fixos, portanto, quanto menor fossem, melhor para o caixa da empresa. Hoje percebo o quanto estava errado. As entregas são, na grande maioria das vezes, proporcionais ao investimento que você faz no colaborador. Caro é o funcionário que não entrega resultados.
3 Focar meu tempo na operação. Por muito anos pensei que fazendo processos operacionais eu pouparia dinheiro, pois diminuiria os custos fixos. Hoje percebo que ao investir meu tempo em tarefas estratégicas o retorno é muitas vezes maior.
4 Criar metas fáceis de serem atingidas. Recentemente li um livro que dizia algo sobre a programação mental dos maiores empresários do mundo. O livro dizia que se estes empresários perdessem todo seu dinheiro, em pouco tempo eles reconstruiriam suas fortunas. Isso se daria por sua programação mental focada em grandes resultados. Se você está atingindo todas suas metas é porque errou (leia-se subestimou) na construção destas.
5 Não investir em cultura organizacional. Ouço o tempo todo empresários dizendo coisas do tipo: "Mas ele não sabe o que tem que ser feito? É tão obvio para mim". E eu sempre respondo: "O óbvio precisa ser dito". Toda empresa de suce$$o tem muito bem claro seus propósitos e seus valores, e isso norteia a conduta de todo colaborador.
6 Não focar em inovação. Se a velocidade das mudanças fora da sua empresa forem maiores que dentro certamente sua empresa está "morrendo". Nossa função como empresário é criar o business que vai quebrar nossa própria empresa. Temos uma visão muito errônea sobre inovação: acreditamos que isso é coisa de grandes empresas, que têm muito caixa para investir em tecnologia, quando na verdade inovar nada mais é do que resolver uma dor do mercado.
7 Não pensar em escala. Escolher indicadores errados para o negócio é tão prejudicial quanto não ter indicadores. Por muito tempo fiquei acomodado com os resultados apresentados no caixa das minhas empresas. Com isso, aprendi a duras penas, que o que realmente eleva o valuation de uma empresa é o seu crescimento e o aumento de market share, e não somente quanto dinheiro temos no caixa.
Basta de gestão por achismo!
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