Pular para o conteúdo principal



Tenho dois meninos lindos em casa: o Davi Lucca de cinco anos e o Theo Mateo de 2 anos e ambos amam brincar do jogo dos sete erros. Esta será minha inspiração para a matéria de hoje: Sete erros que cometi na gestão que sabotaram o crescimento das minhas empresas.


1 Focar somente no caixa. Tenho um perfil muito conservador, e por muito tempo isso fez com que eu evitasse a qualquer custo aumentar a estrutura da empresa. Isso se provou eficiente no curto prazo, mas sempre sabotou o crescimento das empresas. A vida é uma eterna relação de risco e retorno: se você não investir primeiro nunca colherá resultados.


2 Esquecer as pessoas. Num passado não muito distante, para mim, os salários representavam custos fixos, portanto, quanto menor fossem, melhor para o caixa da empresa. Hoje percebo o quanto estava errado. As entregas são, na grande maioria das vezes, proporcionais ao investimento que você faz no colaborador. Caro é o funcionário que não entrega resultados.


3 Focar meu tempo na operação. Por muito anos pensei que fazendo processos operacionais eu pouparia dinheiro, pois diminuiria os custos fixos. Hoje percebo que ao investir meu tempo em tarefas estratégicas o retorno é muitas vezes maior.


4 Criar metas fáceis de serem atingidas. Recentemente li um livro que dizia algo sobre a programação mental dos maiores empresários do mundo. O livro dizia que se estes empresários perdessem todo seu dinheiro, em pouco tempo eles reconstruiriam suas fortunas. Isso se daria por sua programação mental focada em grandes resultados. Se você está atingindo todas suas metas é porque errou (leia-se subestimou) na construção destas.


5 Não investir em cultura organizacional. Ouço o tempo todo empresários dizendo coisas do tipo: "Mas ele não sabe o que tem que ser feito? É tão obvio para mim". E eu sempre respondo: "O óbvio precisa ser dito". Toda empresa de suce$$o tem muito bem claro seus propósitos e seus valores, e isso norteia a conduta de todo colaborador.


6 Não focar em inovação. Se a velocidade das mudanças fora da sua empresa forem maiores que dentro certamente sua empresa está "morrendo". Nossa função como empresário é criar o business que vai quebrar nossa própria empresa. Temos uma visão muito errônea sobre inovação: acreditamos que isso é coisa de grandes empresas, que têm muito caixa para investir em tecnologia, quando na verdade inovar nada mais é do que resolver uma dor do mercado.


7 Não pensar em escala. Escolher indicadores errados para o negócio é tão prejudicial quanto não ter indicadores. Por muito tempo fiquei acomodado com os resultados apresentados no caixa das minhas empresas. Com isso, aprendi a duras penas, que o que realmente eleva o valuation de uma empresa é o seu crescimento e o aumento de market share, e não somente quanto dinheiro temos no caixa.













Basta de gestão por achismo!

Na Vettor nós cuidamos da Gestão Financeira do seu negócio.
Entre em contato para conversarmos.


Comentários

Posts populares

A Controladoria nas Empresas: Funções , Estrutura e Importância.

Devido à velocidade de atualizações de mercado as organizações enfrentam grandes pressões competitivas, dado este acontecimento, devem desenvolver métodos de controle que as diferenciam e as mantenham competitivas no mercado em que atuam, possuindo um controle integrado de suas atividades e consequentemente proporcionando retornos positivos. Com base em seus controles e análises, a controladoria possui uma visão holística e generalista, conseguindo assessorar os departamentos de uma organização, podendo influência sob determinadas tomadas de decisões devido ao fornecimento de informações reais, quantificáveis e corretas, dispostas aos executivos, gestores ou aqueles com o poder de tomada de decisão. Pode-se dizer que a controladoria possui um papel determinante para visualizar o futuro da organização, o fornecimento de informações de qualidade reproduz uma visão clara e objetiva para os gestores, onde se equalizam dados e informações de forma homogênea, objetivando-se ao aumento da luc

Importância de ter um bom controle do contas a pagar e a receber!

Estes dois controles, pagar e receber são pontos importantíssimos para a saúde financeira de uma empresa, pois de um lado esta toda obrigação que a empresa possui para manter o funcionamento, podemos citar alguns exemplos: contas de consumo (água, luz, internet, aluguel), folhas de pagamento dos colaboradores, impostos, entres outras. De outro lado esta o contas a receber, que é todo o valor que entra na empresa, através do esforço da venda do seu produto. No entanto, nada adianta vender o produto se não houver o controle do contas a receber. Agora vou citar algumas dicas que podem te auxiliar a ter um bom controle do contas a pagar e a receber, segue: - Registre todas as movimentações de sua empresa; - Monitore seu fluxo de caixa diariamente; - Separe seus lançamentos por centros de custos; - Estabeleça uma política de cobrança para os clientes inadimplentes; - Tenha um bom sistema que lhe auxilie com relatórios rápidos e corretos; Estes são apenas alguns pontos que devemos ter aten

Dicas de como empreender rumo ao sucesso!

Dicas de como empreender rumo ao sucesso! O empreendedorismo no Brasil é muitas vezes tido como uma válvula de escape para solução de problemas financeiros de uma pessoa. A perda de um emprego, a insatisfação com o trabalho assalariado, a busca por independência de horários e independência financeira são alguns dos motivos que fazem com que pessoas comuns abram seus próprios negócios. As motivações são diversas, e não há problemas nelas. No entanto, a simples busca por ser empreendedor sem uma base de conhecimento sólida, faz com que muitas novas empresas fechem as portas logo após abri-las. Certo, todos já ouviram falar disso não é mesmo? A questão é: O que fazer de diferente para criar uma base sólida no mercado de atuação, trabalhar de maneira mais assertiva, e por fim, prosperar em seu negócio? Seguem algumas dicas: - Estude, estude e estude. Vontade não é suficiente, é preciso ter conhecimento técnico no negócio em que pretende abrir. É preciso ter conhecimento administrativo, est