No cotidiano das empresas é comum que os gestores busquem medir a sua performance frente aos objetivos almejados. No entanto, usar a métrica ideal para o contexto em que atua não é tarefa fácil, para isso metodologias e ferramentas poderão ser utilizadas.
Nesse contexto, Robert Kaplan e David Norton na década de 90, criaram uma metodologia chamada Balanced Scorecard que permite medir o progresso da empresa em relação as metas de longo prazo, ou seja, medir o quanto a empresa está caminhando para atingir sua visão.
De modo que essa metodologia possui como principais benefícios:
Alinhamento dos colaboradores com a visão da empresa;
Melhor comunicação das metas;
Melhoria contínua da qualidade e do desempenho;
Favorece a comunicação e feedback entre as equipes;
Coloca em prática e corrige os planos de ações.
Kaplan (2004) argumenta que o método de Balanced Scorecard atua em 4 perspectivas: a partir da visão estratégica atua nos “Processos Internos”, “Financeiro”, “Aprendizado e Crescimento”, “Cliente”.
Na perspectiva financeira os indicadores financeiros e contábeis serão analisados, índices de lucratividade e retorno financeiro. Sendo necessário avaliar a curto, médio e longo prazo, tendo assim uma visibilidade de fluxo de caixa.
Já a perspectiva de clientes visa melhorar o relacionamento e aumentar a carteira de clientes, para que os resultados sejam alcançados, é importante ter esse olhar para fora, reparar a perspectiva do cliente e compreender o que ele espera receber com nossa solução, para aumentar taxas de fidelização e crescer a empresa.
A perspectiva nos processos internos foca na qualidade destes, a fim de que eles sejam realizados com excelência. Não somente nos processos já existentes, também é necessário atuar no sentido de desenvolver processos novos que facilitem para a empresa alcançar os objetivos.
Na perspectiva de aprendizado e crescimento é preciso capacitar a empresa para deixá-la mais competente ao realizar as ações necessárias, representa o conhecimento e experiência necessários para que a empresa alcance as metas e se estabeleça no mercado. Além disso, avalia a satisfação interna dos colaboradores, analisando outro indicador importantíssimo para empresas que buscam resultados, o engajamento.
Alguns benefícios desta metodologia:
1. O Balanced Scorecard coloca a ação em movimento: A visão cria uma imagem do destino da empresa e a estratégica define a lógica para concretização desta visão. Sendo que esta ferramenta é capaz de traduzir as declarações estratégicas genéricas em hipóteses, objetivos, indicadores e metas.
2. O Balanced Scorecard narra a história da estratégia: Esta história começa a ser contada pelos objetivos financeiros de longo prazo de modo que estes possam ser relacionados às ações que precisam ser tomadas para que ao longo do tempo os objetivos econômicos sejam alcançados. Estas ações envolvem: processos financeiros, clientes, processos internos, funcionários e sistemas.
3. Cria consciência estratégica nos colaboradores: As tarefas cotidianas de todos os colaboradores precisam estar alinhadas à estratégia, ou seja, tudo o que ele fizer irá impactar a estratégia predeterminada.
4. Explicita o destino estratégico da organização: Quando implantado, o Balanced Scorecard dá à organização maior clareza sobre o seu futuro e o caminho para alcançar os objetivos almejados. Além de produzir e desenvolver um roteiro organizacional que viabiliza a sua visão, o processo de desenvolvimento da ferramenta torna visível o comprometimento dos empregados e da alta administração.
5. Estimula o diálogo na organização: A unidades de negócio tornam-se mais próximas pois buscam trocar ideias com relação a formulação e implantação de estratégias que viabilizem o resultado almejado no longo prazo.
Ao finalizar este texto reforço que é importante que nas empresas não seja utilizado somente uma ferramenta de gestão, mas sim, várias ferramentas que se adequem a realidade e contexto empresarial de forma que estas deem uma visão clara, estratégica, fundamental para o sucesso empresarial.
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