Pular para o conteúdo principal

O que você precisa saber sobre antecipação de recebíveis!!!



A antecipação de recebíveis é uma operação financeira onde a empresa ou o vendedor solicita receber no presente um valor que estaria previsto para receber no futuro. Exemplo desta operação são as vendas com cartão de crédito parcelado.

Geralmente esta modalidade de operação financeira é utilizada como capital de giro, na sua normalidade a empresa utiliza destes valores de antecipações para honrar seus pagamentos de custos fixos e ou variáveis, como exemplo pagamento de fornecedores.

Algumas empresas fazem empréstimos para suprir sua necessidade de capital de giro e outras optam pela antecipação de recebíveis, ambos atendem a mesma necessidade, porém são modalidades distintas e cabe aqui nós entendermos esta diferença. 

O empréstimo quando solicitado ao banco, o mesmo vai fazer toda uma análise de crédito, consulta o score da sua empresa, sua capacidade de pagamento e avalia se tem a possibilidade de ofertar ou não este empréstimo para a sua empresa, este é um dinheiro “novo” que vai estar entrando no seu caixa.

Na antecipação, a instituição financeira compra o direito de recebimento de suas vendas parceladas e credita para a sua empresa este valor no presente, descontando taxas e juros, este seria um valor que sua empresa receberia no futuro. A vantagem desta modalidade de operação, geralmente está associada as taxas de juros aplicadas, pois, o risco que a instituição financeira tem é muito menor, pois, esta venda já foi feita e o direito de recebimento passa para a instituição que te antecipou estes valores, diferente de um empréstimo que o banco por vezes não tem nada em garantia, por este motivo aplica uma taxa de juros maior.

Para buscar este tipo de operação de antecipação, vamos citar exemplo de antecipação de duplicatas, uma empresa que presta serviço pra indústrias e suas vendas são feitas através de duplicatas que seu cliente paga mês a mês estes valores, o empresário deve procurar um Banco, Factoring ou Fintech, vai apresentar para a instituição as notas fiscais e as duplicatas correspondentes ao serviço prestado, a instituição financeira vai analisar a capacidade de pagamento da sua empresa e do seu cliente, posterior a isso estará fazendo a antecipação destes valores, deduzidos de taxas e juros e o direito de recebimento destas duplicatas passa a ser da instituição financeira.

Outro exemplo simples são empresas comerciais, as quais operam com vendas com cartão de crédito parcelado, através da maquininha de cartão. Caso haja uma necessidade de capital de giro, estas vendas são possíveis ser antecipadas, para isso o empresário pode entrar em contato com a empresa da maquininha do cartão ou na grande maioria das vezes pode fazer esta solicitação diretamente no site ou app da maquininha, este valor é repassado no presente para sua empresa, deduzido de taxas e juros. 

Atualmente existem varias operadoras de maquininhas de cartão, é fundamental destacar que estas taxas e juros variam de uma maquininha para outra, portanto, é importantíssimo que seja avaliado e comparado taxas e juros antes de fechar parceria com uma operadora, financeiramente isso pode representar uma economia interessante no final do mês.

Existe a forma de antecipação automática e a forma de antecipação pontual, é importantíssimo você conhecer a necessidade de capital de giro da sua empresa, quando falamos isso, mais uma vez estamos pensando em diminuir o pagamento de juros. Quando uma empresa entende que precisa que todas as suas vendas do cartão de credito sejam antecipadas, orientamos que este empresário opte pela antecipação automática, isso quer dizer que, todas as vendas que este empresário fizer serão antecipadas automaticamente sem a necessidade de ter que entrar em contato com operadora do cartão ou fazer esta solicitação em site ou app, geralmente por ser recorrente a antecipação esta empresa consegue uma taxa de juros menor do que se ele fizesse solicitações de antecipações todos os dias de forma pontual.

Quando falamos de antecipação pontual, esta é indicada para empresas que eventualmente tem a necessidade de capital de giro, então sim, este empresário quando precisa entra em contato com a operadora ou por site e app e faz esta solicitação de antecipação, possivelmente vai pagar uma taxa de juros um pouco maior, porém, por ser eventual acaba sendo melhor para a sua empresa do que fazer antecipação automática e pagar juros sem que a empresa esteja precisando de valores.

Para finalizar este texto, gostaria de ressaltar a importância de analise caso a caso de cada empresa, não existe uma receita e que todos devem seguir, o que serve e é melhor para uma empresa, não necessariamente será melhor para outra.










Basta de gestão por achismo!

Na Vettor nós cuidamos da Gestão Financeira do seu negócio.
Entre em contato para conversarmos.


Comentários

Posts populares

Por que ter uma boa gestão financeira?

No Brasil muitas empresas abrem e fecham todos os anos. Cada vez mais o empreendedorismo vem ganhando espaço e mais pessoas estão deixando de lado a contratação clt para abrir o próprio negócio. O problema é que, em muitos casos, tão rápido quanto a abertura do novo CNPJ é o fechamento deste. Dentre os motivos para esse insucesso do novo negócio, o principal deles é a falta de gestão financeira. Ou seja, a ideia do negócio é boa, os sócios geralmente têm capacidade técnica para atuar naquela função, mas a falta de planejamento e caixa saudável podem fazer com que o tão sonhado negócio próprio se transforme em um pesadelo para muitas pessoas. Abaixo cito alguns problemas que a falta da gestão financeira poderá causar às empresas: - Falta de planejamento orçamentário: os gastos e receitas não são previstos de forma antecipada de modo que não é definido um rumo, uma rota a seguir em busca do resultado positivo. - Falta de controle: como não há um planejamento orçamentário definido, os ...

Você conhece o Balanced Scorecard?

No cotidiano das empresas é comum que os gestores busquem medir a sua performance frente aos objetivos almejados. No entanto, usar a métrica ideal para o contexto em que atua não é tarefa fácil, para isso metodologias e ferramentas poderão ser utilizadas.   Nesse contexto, Robert Kaplan e David Norton na década de 90, criaram uma metodologia chamada Balanced Scorecard que permite medir o progresso da empresa em relação as metas de longo prazo, ou seja, medir o quanto a empresa está caminhando para atingir sua visão.  De modo que essa metodologia possui como principais benefícios:  Alinhamento dos colaboradores com a visão da empresa;  Melhor comunicação das metas;  Melhoria contínua da qualidade e do desempenho;  Favorece a comunicação e feedback entre as equipes; Coloca em prática e corrige os planos de ações. Kaplan (2004) argumenta que o método de Balanced Scorecard atua em 4 perspectivas: a partir da visão estratégica atua nos “Processos Internos”, “F...

A Controladoria nas Empresas: Funções , Estrutura e Importância.

Devido à velocidade de atualizações de mercado as organizações enfrentam grandes pressões competitivas, dado este acontecimento, devem desenvolver métodos de controle que as diferenciam e as mantenham competitivas no mercado em que atuam, possuindo um controle integrado de suas atividades e consequentemente proporcionando retornos positivos. Com base em seus controles e análises, a controladoria possui uma visão holística e generalista, conseguindo assessorar os departamentos de uma organização, podendo influência sob determinadas tomadas de decisões devido ao fornecimento de informações reais, quantificáveis e corretas, dispostas aos executivos, gestores ou aqueles com o poder de tomada de decisão. Pode-se dizer que a controladoria possui um papel determinante para visualizar o futuro da organização, o fornecimento de informações de qualidade reproduz uma visão clara e objetiva para os gestores, onde se equalizam dados e informações de forma homogênea, objetivando-se ao aumento da luc...