Devido à velocidade de atualizações de mercado as organizações enfrentam grandes pressões competitivas, dado este acontecimento, devem desenvolver métodos de controle que as diferenciam e as mantenham competitivas no mercado em que atuam, possuindo um controle integrado de suas atividades e consequentemente proporcionando retornos positivos.
Com base em seus controles e análises, a controladoria possui uma visão holística e generalista, conseguindo assessorar os departamentos de uma organização, podendo influência sob determinadas tomadas de decisões devido ao fornecimento de informações reais, quantificáveis e corretas, dispostas aos executivos, gestores ou aqueles com o poder de tomada de decisão.
Pode-se dizer que a controladoria possui um papel determinante para visualizar o futuro da organização, o fornecimento de informações de qualidade reproduz uma visão clara e objetiva para os gestores, onde se equalizam dados e informações de forma homogênea, objetivando-se ao aumento da lucratividade e a redução dos custos, considerando todas as possíveis previsões de um futuro a curto, médio e longo prazo.
Cada organização adapta a estrutura de seus setores de acordo com fatores que propiciam o crescimento da mesma, desse modo, a controladoria pode ser moldada conforme o ramo de negócio, meio de atuação, clima e cultura organizacional. Desse modo, a controladoria pode trabalhar em diversas vertentes do negócio, onde se é possível condensar informações e fomentar dados que auxiliam para o alcance da visão da organização.
Por mais que haja incontáveis ramos de negócio para modelar e fixar a estrutura de uma controladoria, existem sensos que o profissional da controladoria (controller) deve possuir para realizar um bom trabalho e atender todas as expectativas esperadas, são eles:
● Liderança
● Planejamento
● Comprometimento
● Integridade
● Visão global
Alguns autores defendem que a controladoria tem como sua função a coordenação de um negócio com destaque e imparcialidade, com a responsabilidade principal em promover a prospecção de dados e informações, correlacionando ações factíveis a execução para um melhor controle financeiro e um aparato necessário ao controle dos lucros da organização. Desse modo, verifica-se que a controladoria tem como seu escopo preservar o bom funcionamento da organização, administrando as relações das áreas da mesma. Com isso destacam-se algumas funções, dentre elas estão:
● Extrair e validar informações das áreas da empresa;
● Desenvolver o planejamento orçamentário;
● Controle administrativo global da organização;
● Relatórios de desempenho para tomadas de decisões;
● Acompanhar o planejado x realizado conforme o objetivo da empresa;
● Efetuar análises e montar simulações de cenários.
Desse modo, fazendo um aparato das informações acima citadas, pode-se perceber que a controladoria é uma das garantias de que a empresa está no caminho certo para seu objetivo, otimizando resultados para manter um bom desempenho das áreas de forma correta e segura. Conduzindo assim, a construção de uma boa estrutura organizacional, com critérios que embasam toda a qualidade das informações já analisadas. Também é uma enorme fonte de informações sobre a empresa e suas áreas, conseguindo montar o planejamento orçamentário ideal para a empresa, considerando as necessidades da área e objetivo central.
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