Pular para o conteúdo principal

A Controladoria nas Empresas: Funções , Estrutura e Importância.



Devido à velocidade de atualizações de mercado as organizações enfrentam grandes pressões competitivas, dado este acontecimento, devem desenvolver métodos de controle que as diferenciam e as mantenham competitivas no mercado em que atuam, possuindo um controle integrado de suas atividades e consequentemente proporcionando retornos positivos.

Com base em seus controles e análises, a controladoria possui uma visão holística e generalista, conseguindo assessorar os departamentos de uma organização, podendo influência sob determinadas tomadas de decisões devido ao fornecimento de informações reais, quantificáveis e corretas, dispostas aos executivos, gestores ou aqueles com o poder de tomada de decisão.

Pode-se dizer que a controladoria possui um papel determinante para visualizar o futuro da organização, o fornecimento de informações de qualidade reproduz uma visão clara e objetiva para os gestores, onde se equalizam dados e informações de forma homogênea, objetivando-se ao aumento da lucratividade e a redução dos custos, considerando todas as possíveis previsões de um futuro a curto, médio e longo prazo.

Cada organização adapta a estrutura de seus setores de acordo com fatores que propiciam o crescimento da mesma, desse modo, a controladoria pode ser moldada conforme o ramo de negócio, meio de atuação, clima e cultura organizacional. Desse modo, a controladoria pode trabalhar em diversas vertentes do negócio, onde se é possível condensar informações e fomentar dados que auxiliam para o alcance da visão da organização.

Por mais que haja incontáveis ramos de negócio para modelar e fixar a estrutura de uma controladoria, existem sensos que o profissional da controladoria (controller) deve possuir para realizar um bom trabalho e atender todas as expectativas esperadas, são eles:



● Liderança

● Planejamento

● Comprometimento

● Integridade

● Visão global



Alguns autores defendem que a controladoria tem como sua função a coordenação de um negócio com destaque e imparcialidade, com a responsabilidade principal em promover a prospecção de dados e informações, correlacionando ações factíveis a execução para um melhor controle financeiro e um aparato necessário ao controle dos lucros da organização. Desse modo, verifica-se que a controladoria tem como seu escopo preservar o bom funcionamento da organização, administrando as relações das áreas da mesma. Com isso destacam-se algumas funções, dentre elas estão:



● Extrair e validar informações das áreas da empresa;

● Desenvolver o planejamento orçamentário;

● Controle administrativo global da organização;

● Relatórios de desempenho para tomadas de decisões;

● Acompanhar o planejado x realizado conforme o objetivo da empresa;

● Efetuar análises e montar simulações de cenários.



Desse modo, fazendo um aparato das informações acima citadas, pode-se perceber que a controladoria é uma das garantias de que a empresa está no caminho certo para seu objetivo, otimizando resultados para manter um bom desempenho das áreas de forma correta e segura. Conduzindo assim, a construção de uma boa estrutura organizacional, com critérios que embasam toda a qualidade das informações já analisadas. Também é uma enorme fonte de informações sobre a empresa e suas áreas, conseguindo montar o planejamento orçamentário ideal para a empresa, considerando as necessidades da área e objetivo central.




Basta de gestão por achismo!
Na Vettor nós cuidamos da Gestão Financeira do seu negócio.
Entre em contato para conversarmos.


ENTRAR EM CONTATO


Comentários

Posts populares

Importância de ter um bom controle do contas a pagar e a receber!

Estes dois controles, pagar e receber são pontos importantíssimos para a saúde financeira de uma empresa, pois de um lado esta toda obrigação que a empresa possui para manter o funcionamento, podemos citar alguns exemplos: contas de consumo (água, luz, internet, aluguel), folhas de pagamento dos colaboradores, impostos, entres outras. De outro lado esta o contas a receber, que é todo o valor que entra na empresa, através do esforço da venda do seu produto. No entanto, nada adianta vender o produto se não houver o controle do contas a receber. Agora vou citar algumas dicas que podem te auxiliar a ter um bom controle do contas a pagar e a receber, segue: - Registre todas as movimentações de sua empresa; - Monitore seu fluxo de caixa diariamente; - Separe seus lançamentos por centros de custos; - Estabeleça uma política de cobrança para os clientes inadimplentes; - Tenha um bom sistema que lhe auxilie com relatórios rápidos e corretos; Estes são apenas alguns pontos que devemos ter aten

Dicas de como empreender rumo ao sucesso!

Dicas de como empreender rumo ao sucesso! O empreendedorismo no Brasil é muitas vezes tido como uma válvula de escape para solução de problemas financeiros de uma pessoa. A perda de um emprego, a insatisfação com o trabalho assalariado, a busca por independência de horários e independência financeira são alguns dos motivos que fazem com que pessoas comuns abram seus próprios negócios. As motivações são diversas, e não há problemas nelas. No entanto, a simples busca por ser empreendedor sem uma base de conhecimento sólida, faz com que muitas novas empresas fechem as portas logo após abri-las. Certo, todos já ouviram falar disso não é mesmo? A questão é: O que fazer de diferente para criar uma base sólida no mercado de atuação, trabalhar de maneira mais assertiva, e por fim, prosperar em seu negócio? Seguem algumas dicas: - Estude, estude e estude. Vontade não é suficiente, é preciso ter conhecimento técnico no negócio em que pretende abrir. É preciso ter conhecimento administrativo, est