Pular para o conteúdo principal

A Controladoria nas Empresas: Funções , Estrutura e Importância.



Devido à velocidade de atualizações de mercado as organizações enfrentam grandes pressões competitivas, dado este acontecimento, devem desenvolver métodos de controle que as diferenciam e as mantenham competitivas no mercado em que atuam, possuindo um controle integrado de suas atividades e consequentemente proporcionando retornos positivos.

Com base em seus controles e análises, a controladoria possui uma visão holística e generalista, conseguindo assessorar os departamentos de uma organização, podendo influência sob determinadas tomadas de decisões devido ao fornecimento de informações reais, quantificáveis e corretas, dispostas aos executivos, gestores ou aqueles com o poder de tomada de decisão.

Pode-se dizer que a controladoria possui um papel determinante para visualizar o futuro da organização, o fornecimento de informações de qualidade reproduz uma visão clara e objetiva para os gestores, onde se equalizam dados e informações de forma homogênea, objetivando-se ao aumento da lucratividade e a redução dos custos, considerando todas as possíveis previsões de um futuro a curto, médio e longo prazo.

Cada organização adapta a estrutura de seus setores de acordo com fatores que propiciam o crescimento da mesma, desse modo, a controladoria pode ser moldada conforme o ramo de negócio, meio de atuação, clima e cultura organizacional. Desse modo, a controladoria pode trabalhar em diversas vertentes do negócio, onde se é possível condensar informações e fomentar dados que auxiliam para o alcance da visão da organização.

Por mais que haja incontáveis ramos de negócio para modelar e fixar a estrutura de uma controladoria, existem sensos que o profissional da controladoria (controller) deve possuir para realizar um bom trabalho e atender todas as expectativas esperadas, são eles:



● Liderança

● Planejamento

● Comprometimento

● Integridade

● Visão global



Alguns autores defendem que a controladoria tem como sua função a coordenação de um negócio com destaque e imparcialidade, com a responsabilidade principal em promover a prospecção de dados e informações, correlacionando ações factíveis a execução para um melhor controle financeiro e um aparato necessário ao controle dos lucros da organização. Desse modo, verifica-se que a controladoria tem como seu escopo preservar o bom funcionamento da organização, administrando as relações das áreas da mesma. Com isso destacam-se algumas funções, dentre elas estão:



● Extrair e validar informações das áreas da empresa;

● Desenvolver o planejamento orçamentário;

● Controle administrativo global da organização;

● Relatórios de desempenho para tomadas de decisões;

● Acompanhar o planejado x realizado conforme o objetivo da empresa;

● Efetuar análises e montar simulações de cenários.



Desse modo, fazendo um aparato das informações acima citadas, pode-se perceber que a controladoria é uma das garantias de que a empresa está no caminho certo para seu objetivo, otimizando resultados para manter um bom desempenho das áreas de forma correta e segura. Conduzindo assim, a construção de uma boa estrutura organizacional, com critérios que embasam toda a qualidade das informações já analisadas. Também é uma enorme fonte de informações sobre a empresa e suas áreas, conseguindo montar o planejamento orçamentário ideal para a empresa, considerando as necessidades da área e objetivo central.




Basta de gestão por achismo!
Na Vettor nós cuidamos da Gestão Financeira do seu negócio.
Entre em contato para conversarmos.


ENTRAR EM CONTATO


Comentários

Posts populares

Por que ter uma boa gestão financeira?

No Brasil muitas empresas abrem e fecham todos os anos. Cada vez mais o empreendedorismo vem ganhando espaço e mais pessoas estão deixando de lado a contratação clt para abrir o próprio negócio. O problema é que, em muitos casos, tão rápido quanto a abertura do novo CNPJ é o fechamento deste. Dentre os motivos para esse insucesso do novo negócio, o principal deles é a falta de gestão financeira. Ou seja, a ideia do negócio é boa, os sócios geralmente têm capacidade técnica para atuar naquela função, mas a falta de planejamento e caixa saudável podem fazer com que o tão sonhado negócio próprio se transforme em um pesadelo para muitas pessoas. Abaixo cito alguns problemas que a falta da gestão financeira poderá causar às empresas: - Falta de planejamento orçamentário: os gastos e receitas não são previstos de forma antecipada de modo que não é definido um rumo, uma rota a seguir em busca do resultado positivo. - Falta de controle: como não há um planejamento orçamentário definido, os ...

Você conhece o Balanced Scorecard?

No cotidiano das empresas é comum que os gestores busquem medir a sua performance frente aos objetivos almejados. No entanto, usar a métrica ideal para o contexto em que atua não é tarefa fácil, para isso metodologias e ferramentas poderão ser utilizadas.   Nesse contexto, Robert Kaplan e David Norton na década de 90, criaram uma metodologia chamada Balanced Scorecard que permite medir o progresso da empresa em relação as metas de longo prazo, ou seja, medir o quanto a empresa está caminhando para atingir sua visão.  De modo que essa metodologia possui como principais benefícios:  Alinhamento dos colaboradores com a visão da empresa;  Melhor comunicação das metas;  Melhoria contínua da qualidade e do desempenho;  Favorece a comunicação e feedback entre as equipes; Coloca em prática e corrige os planos de ações. Kaplan (2004) argumenta que o método de Balanced Scorecard atua em 4 perspectivas: a partir da visão estratégica atua nos “Processos Internos”, “F...

EBITDA: O QUE É?

EBITDA é uma sigla para o inglês EARNING BEFORE INTEREST, DEPRECIATION AND AMORTIZATION, que significa “Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização” em português também é conhecido como LAJIDA. Trata-se de um indicador financeiro que mostra o desempenho da empresa em gerar ganhos. Por meios dele é possível identificar o lucro de um negócio antes de serem descontados o que a empresa gastou em impostos ou juros e perdeu em depreciação e amortização. Ele consegue medir o potencial de geração de caixa de uma empresa, então é uma informação importante para os investidores, isso porque o EBTIDA mostra se a empresa tem sido capaz de fazer dinheiro com as suas atividades principais e identificar se apresenta operações eficientes. Como calcular o EBITDA? Tenha informações confiáveis, o primeiro passo é assegurar que conhecemos os dados e que eles representam a realidade da empresa. Uma confirmação com o setor financeiro é sempre necessária para assegurar a qualidade de dados. ...