Nós Da Vettor Gestão Empresarial acompanhamos o senário de várias empresas, temos plena consciência de que a venda a prazo pode impulsionar de forma positiva o aumento das vendas, porém, também sabemos da importância de controlar a inadimplência.
É importante saber que quando decidimos vender a prazo, assumimos uma possibilidade de perca, ou seja, do nosso credor não nos pagar. Sempre que a empresa efetua uma venda a prazo, ela já está projetando essa futura entrada em seu fluxo de caixa, caso ocorra uma falta de pagamento desta venda, a empresa pode enfrentar sérios problemas de desencaixe de caixa e com isso ter dificuldade de pagar seus funcionários e fornecedores.
O senário ideal seria incentivar os clientes a pagarem a vista, propondo um valor diferenciado, isso ajudaria a ter maior volume de entradas diárias, caso seu nicho de mercado exija que venda a prazo, o ideal é optar por formas de pagamento que tragam mais segurança, como por exemplo vendas parceladas com cartão de crédito, nessa modalidade apesar da empresa ter custos com taxas, o risco de inadimplência fica por conta do emissor do cartão e não da empresa, a empresa ainda pode incorporar essas despesas no seu preço final, deste modo não terá prejuízos e terá a segurança do recebimento.
Deve ser evitado ao máximo parcelamentos direto com a empresa, com modalidades de crediários próprios, este tipo de modalidade tem um risco maior de perda. Caso não seja possível vender de outra forma, é necessário que se tenha uma série de cuidados, sempre é necessário que seja feita uma análise do cliente que está demandando o crédito, consulte os órgãos de proteção ao crédito, é muito importante. As empresas devem usar sistemas que auxiliem no controle de contas a receber, deste modo será possível acompanhar diariamente os possíveis clientes inadimplentes, sempre que houver algum atraso o cliente deverá ser contatado, deste modo, podemos manter um histórico do nosso cliente, saber como ele se comporta em seus contratos, assim conseguimos fazer uma melhor análise antes de liberar novamente crédito para esse cliente.
É importante salientar que não devemos deixar uma dívida se prolongar por muito tempo, quanto mais tempo esperamos para cobrar nosso cliente, maior a dificuldade para conseguir receber os valores em atraso. O contato fará com que o cliente relembre o compromisso assumido com sua empresa.
É importante saber que quando decidimos vender a prazo, assumimos uma possibilidade de perca, ou seja, do nosso credor não nos pagar. Sempre que a empresa efetua uma venda a prazo, ela já está projetando essa futura entrada em seu fluxo de caixa, caso ocorra uma falta de pagamento desta venda, a empresa pode enfrentar sérios problemas de desencaixe de caixa e com isso ter dificuldade de pagar seus funcionários e fornecedores.
O senário ideal seria incentivar os clientes a pagarem a vista, propondo um valor diferenciado, isso ajudaria a ter maior volume de entradas diárias, caso seu nicho de mercado exija que venda a prazo, o ideal é optar por formas de pagamento que tragam mais segurança, como por exemplo vendas parceladas com cartão de crédito, nessa modalidade apesar da empresa ter custos com taxas, o risco de inadimplência fica por conta do emissor do cartão e não da empresa, a empresa ainda pode incorporar essas despesas no seu preço final, deste modo não terá prejuízos e terá a segurança do recebimento.
Deve ser evitado ao máximo parcelamentos direto com a empresa, com modalidades de crediários próprios, este tipo de modalidade tem um risco maior de perda. Caso não seja possível vender de outra forma, é necessário que se tenha uma série de cuidados, sempre é necessário que seja feita uma análise do cliente que está demandando o crédito, consulte os órgãos de proteção ao crédito, é muito importante. As empresas devem usar sistemas que auxiliem no controle de contas a receber, deste modo será possível acompanhar diariamente os possíveis clientes inadimplentes, sempre que houver algum atraso o cliente deverá ser contatado, deste modo, podemos manter um histórico do nosso cliente, saber como ele se comporta em seus contratos, assim conseguimos fazer uma melhor análise antes de liberar novamente crédito para esse cliente.
É importante salientar que não devemos deixar uma dívida se prolongar por muito tempo, quanto mais tempo esperamos para cobrar nosso cliente, maior a dificuldade para conseguir receber os valores em atraso. O contato fará com que o cliente relembre o compromisso assumido com sua empresa.
Basta de gestão por achismo!
Na Vettor nós cuidamos da Gestão Financeira do seu negócio.
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