Os reflexos das boas práticas financeiras podem ser observados no meio pessoal como profissional. Ter a vida financeira controlada e organizada é imprescindível para uma boa qualidade de vida.
Quando os empregados se planejam financeiramente, melhorando assim a sua saúde orçamentária, empregadores e até mesmo a empresa conseguem visualizar vantagens.
Organização financeira qual a importância?
A vida financeira organizada, controlada, e estruturada traz vantagens benefícios aos indivíduos. Podemos citar:
- Melhor gerenciamento nas decisões que envolvem dinheiro;
- Redução de endividamento;
- Possibilidade de alcançar as metas desejadas;
- Reserva de emergência;
- Diminuição da preocupação com a instabilidade financeira;
- Proteção do capital;
- Visão clara do futuro;
- Formação de patrimônio com o passar dos anos;
- Segurança para a família e na aposentadoria.
Benefícios para o empregador, quando o colaborador está organizado financeiramente.
- Diminuição do estresse ocasionado pelos problemas financeiros.
Quando o empregado não tem uma reserva financeira e se endivida acaba ficando mais estressado, ansioso e nervoso.
Esses sintomas podem refletir no trabalho, através da dificuldade na convivência com a equipe, colegas, clientes, impactando na motivação e na produtividade.
Toda a empresa é beneficiada, quando os empregados estão tranquilos, calmos, sem preocupações.
- Motivação para o trabalho.
Os empregados estarão mais motivados a realizar suas atividades, quando estiverem com menos problemas financeiros, e para isso precisam de uma organização financeira. Eles estando motivados, os custos diminuem, os lucros aumentam.
Quando os empregados estão motivados há um comprometimento pessoal, com a empresa e com o seu trabalho, no momento que isso acontece pode ser observado os benefícios em todos os setores, dos cargos mais baixos até a gerência.
- Baixa nas faltas dos empregados.
Sabe-se que problemas financeiros podem ocasionar não só preocupações, estresse, mas também adoecimento mental e físico, cansaço e baixa motivação.
Tudo isso leva à faltas, atrasos recorrentes na jornada de trabalho. O que ocorre também é que muitos funcionários endividados, acabam recorrendo a uma segunda fonte de renda nas horas vagas, ou aumentado as horas extras, deixando-os exaustos, pois diminuem suas horas de descanso.
Na hora de retomar ao trabalho, o corpo e a mente estão cansados, comprometendo assim a sua jornada de trabalho.
- Diminuição na utilização dos benefícios previdenciários.
Com o risco de problemas de saúde, o empregado pode ser afastado do trabalho por um longo período, necessitando assim o auxílio doença.
No caso de afastamento, os primeiros dias são pagos pelo empregador, porém o afastamento pode durar, dias, meses ou até mesmo anos, deixando a empresa desfalcada, tendo que suprir a demanda, selecionando, contratando e treinando outros trabalhadores.
Ambos os cenários trazem custos, e até prejuízos ao empregador, sejam pelas obrigações trabalhistas ou na adaptação de um novo colaborador.
- Criar um pensamento de parceria entre empregado e empregador.
No momento em que a vida financeira do colaborador está organizada, ele pode colocar os seus esforços na empresa, ajudando-a a crescer e se desenvolver, aumentando os ganhos da empresa e consequentemente os seus.
- Diminuição da utilização de valores não provisionados.
Quando o colaborador está organizado financeiramente, ele deixa de solicitar vales, ou adiantamentos de salário durante o mês. Com isso a empresa não incentiva o acúmulo de dívidas, e não faz a utilização de um valor que não estava provisionado em caixa, mantendo-se assim uma previsibilidade financeira.
Este é um estímulo para criar e manter a mentalidade de parceria com a empresa na qual trabalha, aumentando a produtividade da mesma, o que irá possibilitar a evolução na carreira, aumento de salário e benefícios.
É fundamental que o colaborador compreenda que o emprego é como uma parceria e que todos serão beneficiados com os resultados.
Organização financeira dos empregados, qual o papel da empresa?
Quando os funcionários estão com a vida financeira organizada a empresa pode ter muitas vantagens, porém isso vai muito além de aumento de salário. Quem não tem planejamento e está em situação de endividamento, um aumento de salário pode não trazer muita diferença, pois a renda está comprometida com dívidas.
Por isso além de oferecer aumento de salários é interessante, que a empresa inclua incentivos, soluções, que estimulem a educação financeira, para que os empregados foquem no planejamento e utilizem os seus recursos com sabedoria.
Basta de gestão por achismo!
Na Vettor nós cuidamos da Gestão Financeira do seu negócio.
Entre em contato para conversarmos.
ENTRAR EM CONTATO
Comentários
Postar um comentário