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Saúde financeira dos colaboradores, benefícios para o empregador.

















Os reflexos das boas práticas financeiras podem ser observados no meio pessoal como profissional. Ter a vida financeira controlada e organizada é imprescindível para uma boa qualidade de vida.

Quando os empregados se planejam financeiramente, melhorando assim a sua saúde orçamentária, empregadores e até mesmo a empresa conseguem visualizar vantagens.


Organização financeira qual a importância?


A vida financeira organizada, controlada, e estruturada traz vantagens benefícios aos indivíduos. Podemos citar:

  • Melhor gerenciamento nas decisões que envolvem dinheiro;

  • Redução de endividamento;


  • Possibilidade de alcançar as metas desejadas;


  • Reserva de emergência;


  • Diminuição da preocupação com a instabilidade financeira;


  • Proteção do capital;


  • Visão clara do futuro;


  • Formação de patrimônio com o passar dos anos;


  • Segurança para a família e na aposentadoria.

Benefícios para o empregador, quando o colaborador está organizado financeiramente.


  • Diminuição do estresse ocasionado pelos problemas financeiros.


Quando o empregado não tem uma reserva financeira e se endivida acaba ficando mais estressado, ansioso e nervoso.

Esses sintomas podem refletir no trabalho, através da dificuldade na convivência com a equipe, colegas, clientes, impactando na motivação e na produtividade.

Toda a empresa é beneficiada, quando os empregados estão tranquilos, calmos, sem preocupações.

  • Motivação para o trabalho.


Os empregados estarão mais motivados a realizar suas atividades, quando estiverem com menos problemas financeiros, e para isso precisam de uma organização financeira. Eles estando motivados, os custos diminuem, os lucros aumentam.

Quando os empregados estão motivados há um comprometimento pessoal, com a empresa e com o seu trabalho, no momento que isso acontece pode ser observado os benefícios em todos os setores, dos cargos mais baixos até a gerência.

  • Baixa nas faltas dos empregados.


Sabe-se que problemas financeiros podem ocasionar não só preocupações, estresse, mas também adoecimento mental e físico, cansaço e baixa motivação.

Tudo isso leva à faltas, atrasos recorrentes na jornada de trabalho. O que ocorre também é que muitos funcionários endividados, acabam recorrendo a uma segunda fonte de renda nas horas vagas, ou aumentado as horas extras, deixando-os exaustos, pois diminuem suas horas de descanso.

Na hora de retomar ao trabalho, o corpo e a mente estão cansados, comprometendo assim a sua jornada de trabalho.


  • Diminuição na utilização dos benefícios previdenciários.


Com o risco de problemas de saúde, o empregado pode ser afastado do trabalho por um longo período, necessitando assim o auxílio doença.

No caso de afastamento, os primeiros dias são pagos pelo empregador, porém o afastamento pode durar, dias, meses ou até mesmo anos, deixando a empresa desfalcada, tendo que suprir a demanda, selecionando, contratando e treinando outros trabalhadores.

Ambos os cenários trazem custos, e até prejuízos ao empregador, sejam pelas obrigações trabalhistas ou na adaptação de um novo colaborador.


  • Criar um pensamento de parceria entre empregado e empregador.


No momento em que a vida financeira do colaborador está organizada, ele pode colocar os seus esforços na empresa, ajudando-a a crescer e se desenvolver, aumentando os ganhos da empresa e consequentemente os seus.


  • Diminuição da utilização de valores não provisionados.


Quando o colaborador está organizado financeiramente, ele deixa de solicitar vales, ou adiantamentos de salário durante o mês. Com isso a empresa não incentiva o acúmulo de dívidas, e não faz a utilização de um valor que não estava provisionado em caixa, mantendo-se assim uma previsibilidade financeira.


Este é um estímulo para criar e manter a mentalidade de parceria com a empresa na qual trabalha, aumentando a produtividade da mesma, o que irá possibilitar a evolução na carreira, aumento de salário e benefícios.

É fundamental que o colaborador compreenda que o emprego é como uma parceria e que todos serão beneficiados com os resultados.



Organização financeira dos empregados, qual o papel da empresa?


Quando os funcionários estão com a vida financeira organizada a empresa pode ter muitas vantagens, porém isso vai muito além de aumento de salário. Quem não tem planejamento e está em situação de endividamento, um aumento de salário pode não trazer muita diferença, pois a renda está comprometida com dívidas.

Por isso além de oferecer aumento de salários é interessante, que a empresa inclua incentivos, soluções, que estimulem a educação financeira, para que os empregados foquem no planejamento e utilizem os seus recursos com sabedoria.











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