Vem comigo na leitura dessa matéria, para abandonar de uma vez por todas a posição de ficar em cima do muro, da indecisão e de administrar no escuro, para entender a importância, de uma tomada de decisões estratégica embasadas realmente na realidade da sua empresa.
Como seria se um arquiteto fizesse medidas “mais ou menos”, na hora de fazer um projeto para a sua tão sonhada casa? Como seria se um médico tomasse decisões puramente no seu conhecimento empírico na hora de fazer uma cirurgia de risco em um filho seu? Ou ainda.... Você entraria em um avião sabendo que o piloto nunca pilotou uma aeronave e não se faz uso de nem um marcador ou instrumento de voo para uma viagem segura?
Se sua resposta para essas três perguntas foi “Não aceitaria”, demostra que você tem ciência da importância de gerir o seu negócio com decisões realistas, abandonando o eu acho que dá, eu acho que tenho estoque suficiente, eu acho que minha margem é suficiente, eu acho que está valendo a pena trabalhar.... para se fazer uso de decisões fundamentadas no seu Fluxo de Caixa, no seu ciclo financeiro e na sua Margem de Lucratividade, tendo segurança e assertividade na sua decisão.
Se comparado ao corpo humano o financeiro nada mais é do que o coração das empresas, é ele que pulsa para manter todas as outras partes integrantes alinhadas para o sucesso das organizações, e então porque não cuidar dele com a atenção que merece?
Para o Financeiro estar devidamente alinhado é necessário manter em dia a conciliação bancária, registrando toda e qualquer utilização de valor, por menor que ele seja precisa estar registrado qual foi sua utilização. É fundamental negociar prazos com fornecedores e clientes, sempre com o foco de receber antes e pagar depois. Ter proximidade com o Contador, para entender suas alíquotas de impostos e carga tributária enquadrada no seu porte de empresa. Ter um orçamento muito bem definido para que seja o alicerce dos objetivos de recebimentos e pagamentos no decorrer daquele período.
Como será sua gestão nessa semana? Vai conseguir tomar decisões embasadas na verdadeira realidade da sua empresa ou será que você vai entrar no avião para aquela viagem com o piloto sem conhecimento?
Basta de gestão por achismo!
Na Vettor nós cuidamos da Gestão Financeira do seu negócio.
Entre em contato para conversarmos.
Comentários
Postar um comentário