Pular para o conteúdo principal

Como está a organização do financeira de sua empresa?












As finanças pessoais misturadas com as contas da empresa, ausência de indicadores e falta de capital, estes são alguns dos problemas enfrentados quando não temos uma organização do setor financeiro.

Ao organizar o setor financeiro de sua empresa, é possível ter alguns indicadores que lhe indicam os custos, as despesas, os desperdícios, o endividamento e o lucro que a empresa gera.

Segue algumas dicas de como deixar o setor financeiro organizado, com isso ajudando a minimizar os gastos e garantindo a eficiência da sua empresa:

  1. Separe as contas pessoais das empresariais: Um dos erros básicos das pequenas empresas é misturar as contas pessoais com as da empresa, mas é preciso organizar de forma que toda entrada de recurso seja colocada na conta pessoa jurídica; e estabelece um valor para o seu pró-labore.
  2. Exercite a disciplina: Não há como ter sucesso ao organizar algo sem que se dedique o devido empenho. Se não ter um acompanhamento diário da movimentação as chances dos objetivos não serem atingidos são muito. Esse acompanhamento de perto permite visualizar a situação da empresa e assim contornando as situações desde o início.
  3. Conheça bem os prazos da empresa: ter o conhecimento exato de qual é o prazo de recebimento e o de pagamento é essencial, isso evita atrasos nas quitações e é um passo importante para o controle do fluxo de caixa.
  4. Tenha um bom controle de estoque; tenha um rigoroso controle de estoque, estude a saída de cada item e o tempo que leva deste a geração do pedido ate a sua entrega, assim não terá uma verba aplicada em estoque que não tenha uma saída rápida.
  5. Conheça quais são seus melhores fornecedores; tenha conhecimento dos fornecedores para que possa negociar seus produtos.
  6. Negocia as condições de pagamento; tendo o bom conhecimento dos fornecedores conseguirá fazer uma boa negociação de prazo de pagamento.
  7. Define um orçamento anual: faça um planejamento anual, define objetivos/metas e gatos que pretende ter durante o ano.
  8. E tenha um bom sistema: um bom sistema lhe ajudara a ter sempre as informações corretas.

Este são apenas alguns pontos que precisam de atenção para se ter uma boa organização do setor financeiro.






























Basta de gestão por achismo!

Na Vettor nós cuidamos da Gestão Financeira do seu negócio.
Entre em contato para conversarmos.


Comentários

Posts populares

Por que ter uma boa gestão financeira?

No Brasil muitas empresas abrem e fecham todos os anos. Cada vez mais o empreendedorismo vem ganhando espaço e mais pessoas estão deixando de lado a contratação clt para abrir o próprio negócio. O problema é que, em muitos casos, tão rápido quanto a abertura do novo CNPJ é o fechamento deste. Dentre os motivos para esse insucesso do novo negócio, o principal deles é a falta de gestão financeira. Ou seja, a ideia do negócio é boa, os sócios geralmente têm capacidade técnica para atuar naquela função, mas a falta de planejamento e caixa saudável podem fazer com que o tão sonhado negócio próprio se transforme em um pesadelo para muitas pessoas. Abaixo cito alguns problemas que a falta da gestão financeira poderá causar às empresas: - Falta de planejamento orçamentário: os gastos e receitas não são previstos de forma antecipada de modo que não é definido um rumo, uma rota a seguir em busca do resultado positivo. - Falta de controle: como não há um planejamento orçamentário definido, os ...

Você conhece o Balanced Scorecard?

No cotidiano das empresas é comum que os gestores busquem medir a sua performance frente aos objetivos almejados. No entanto, usar a métrica ideal para o contexto em que atua não é tarefa fácil, para isso metodologias e ferramentas poderão ser utilizadas.   Nesse contexto, Robert Kaplan e David Norton na década de 90, criaram uma metodologia chamada Balanced Scorecard que permite medir o progresso da empresa em relação as metas de longo prazo, ou seja, medir o quanto a empresa está caminhando para atingir sua visão.  De modo que essa metodologia possui como principais benefícios:  Alinhamento dos colaboradores com a visão da empresa;  Melhor comunicação das metas;  Melhoria contínua da qualidade e do desempenho;  Favorece a comunicação e feedback entre as equipes; Coloca em prática e corrige os planos de ações. Kaplan (2004) argumenta que o método de Balanced Scorecard atua em 4 perspectivas: a partir da visão estratégica atua nos “Processos Internos”, “F...

A Controladoria nas Empresas: Funções , Estrutura e Importância.

Devido à velocidade de atualizações de mercado as organizações enfrentam grandes pressões competitivas, dado este acontecimento, devem desenvolver métodos de controle que as diferenciam e as mantenham competitivas no mercado em que atuam, possuindo um controle integrado de suas atividades e consequentemente proporcionando retornos positivos. Com base em seus controles e análises, a controladoria possui uma visão holística e generalista, conseguindo assessorar os departamentos de uma organização, podendo influência sob determinadas tomadas de decisões devido ao fornecimento de informações reais, quantificáveis e corretas, dispostas aos executivos, gestores ou aqueles com o poder de tomada de decisão. Pode-se dizer que a controladoria possui um papel determinante para visualizar o futuro da organização, o fornecimento de informações de qualidade reproduz uma visão clara e objetiva para os gestores, onde se equalizam dados e informações de forma homogênea, objetivando-se ao aumento da luc...