Pular para o conteúdo principal

Qual é a importância do setor financeiro de sua empresa?




Qual é a importância do setor financeiro de sua empresa?


Você empresário, tem uma área financeira capaz de lhe dar apoio na tomada de decisão?

O financeiro de uma empresa deve ser o suporte para todas as demais áreas, por isso, consideramos o financeiro o coração das empresas.

Pra esclarecer melhor gostaríamos de falar sobre os benefícios de ter uma área financeira estruturada e com profissionais tecnicamente preparados. Existem vários benefícios de se ter essa área apoiando os demais setores, e a seguir iremos apresentar alguns.

- Controle: o financeiro tem condições de lhe passar informações de quanto e onde você está gastando, onde você está investindo, quais são as receitas que estão entrando, qual é o ponto de equilíbrio de sua empresa, ou seja, quanto eu tenho que faturar para não ficar no vermelho. Além disso, capaz de lhe apresentar qual é o custo do seu serviço prestado ou da sua mercadoria vendida.

- Visão estratégica: o setor financeiro poderá lhe trazer informações que sua área comercial por mais competente que seja, não consegue te apresentar, até mesmo por falta de acesso a essa informação, um exemplo disso: o financeiro consegue lhe dar a informação de quantos por cento do seu faturamento você está investindo em propaganda e publicidade aí você terá uma informação que lhe fará refletir, será que não estou investindo muito pouco pra divulgar meu produto ou serviço? ou ainda, será que esse valor que estou investindo está me dando o retorno que eu esperava? será que estou investindo no canal correto?

- Facilidade na tomada de decisão: quando você tem um financeiro que consegue além de cuidar do seu dinheiro, lhe mostrar algumas estratégias que poderá utilizar para diminuir custos e despesas, será mais fácil e seguro tomar uma decisão. Por exemplo: você vai saber se deverá ou não contratar mais um funcionário, se deverá ou não comprar um equipamento, e se comprar qual será o melhor recurso que deverá utilizar para a aquisição do mesmo.

-Precificação: usando o financeiro como norte na tomada de decisão será mais fácil fazer uma precificação correta. Afinal, levará em conta toda a estrutura da sua empresa, não apenas alguns itens, não podemos esquecer que pra vendermos um produto e serviço, não temos só o custo da mercadoria ou da mão de obra, tem muito mais por trás disso.

- Fluxo de caixa: o financeiro tem condições de lhe apresentar um fluxo de caixa projetado, ou seja, é possível através de ajuda de softwares entregar para o empresário uma projeção de entradas e saídas, isso fará com que seja facilmente identificado algum desencaixe de caixa, assim o empresário terá tempo para buscar esse recurso com uma taxa de juro menor, pois terá tempo para negociações e poderá escolher o melhor parceiro.

Esperamos ter conseguido mostrar um pouquinho da importância da área financeira para sua empresa e as demais áreas da mesma, quando usamos o financeiro como suporte para nortear nossas estratégias e tomadas de decisões, o crescimento sustentável á consequência








Basta de gestão por achismo!
Na Vettor nós cuidamos da Gestão Financeira do seu negócio.
Entre em contato para conversarmos.


ENTRAR EM CONTATO


Comentários

Posts populares

Por que ter uma boa gestão financeira?

No Brasil muitas empresas abrem e fecham todos os anos. Cada vez mais o empreendedorismo vem ganhando espaço e mais pessoas estão deixando de lado a contratação clt para abrir o próprio negócio. O problema é que, em muitos casos, tão rápido quanto a abertura do novo CNPJ é o fechamento deste. Dentre os motivos para esse insucesso do novo negócio, o principal deles é a falta de gestão financeira. Ou seja, a ideia do negócio é boa, os sócios geralmente têm capacidade técnica para atuar naquela função, mas a falta de planejamento e caixa saudável podem fazer com que o tão sonhado negócio próprio se transforme em um pesadelo para muitas pessoas. Abaixo cito alguns problemas que a falta da gestão financeira poderá causar às empresas: - Falta de planejamento orçamentário: os gastos e receitas não são previstos de forma antecipada de modo que não é definido um rumo, uma rota a seguir em busca do resultado positivo. - Falta de controle: como não há um planejamento orçamentário definido, os ...

Importância de estabelecer objetivos com o Orçamento Anual!!!

Importância de estabelecer objetivos com o Orçamento Anual!!! Trabalho na área financeira a mais de 19 anos e é nítido perceber sobre quais empresas se perpetuam no mercado, com a clareza de suas metas e objetivos, tanto de suas compras quanto de suas receitas, e qual caminho que alcançam aquelas que não tem essa precisão de onde querem chegar. Afinal de contas quando não temos um caminho definido qualquer um serve, inclusive podemos seguir o do fracasso achando que estamos no sucesso. Para definir os objetivos do orçamento, é imprescindível caso seja uma empresa que já esteja atuando no mercado, utilizar seus históricos passados, acrescidos dos objetivos e resultados propostos para alcançar nesse próximo período o que foi orçado. Se for uma empresa recente, que não possui históricos anteriores, precisa analisar suas projeções futuras. O orçamento deve conter as informações mensais, para dar clareza aos seus administradores quais são os valores orçados para cada item de seu Demonstrat...

Dicas de como empreender rumo ao sucesso!

Dicas de como empreender rumo ao sucesso! O empreendedorismo no Brasil é muitas vezes tido como uma válvula de escape para solução de problemas financeiros de uma pessoa. A perda de um emprego, a insatisfação com o trabalho assalariado, a busca por independência de horários e independência financeira são alguns dos motivos que fazem com que pessoas comuns abram seus próprios negócios. As motivações são diversas, e não há problemas nelas. No entanto, a simples busca por ser empreendedor sem uma base de conhecimento sólida, faz com que muitas novas empresas fechem as portas logo após abri-las. Certo, todos já ouviram falar disso não é mesmo? A questão é: O que fazer de diferente para criar uma base sólida no mercado de atuação, trabalhar de maneira mais assertiva, e por fim, prosperar em seu negócio? Seguem algumas dicas: - Estude, estude e estude. Vontade não é suficiente, é preciso ter conhecimento técnico no negócio em que pretende abrir. É preciso ter conhecimento administrativo, est...