EBITDA é uma sigla para o inglês EARNING BEFORE INTEREST, DEPRECIATION AND AMORTIZATION, que significa “Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização” em português também é conhecido como LAJIDA.
Trata-se de um indicador financeiro que mostra o desempenho da empresa em gerar ganhos.
Por meios dele é possível identificar o lucro de um negócio antes de serem descontados o que a empresa gastou em impostos ou juros e perdeu em depreciação e amortização.
Ele consegue medir o potencial de geração de caixa de uma empresa, então é uma informação importante para os investidores, isso porque o EBTIDA mostra se a empresa tem sido capaz de fazer dinheiro com as suas atividades principais e identificar se apresenta operações eficientes.
Como calcular o EBITDA? Tenha informações confiáveis, o primeiro passo é assegurar que conhecemos os dados e que eles representam a realidade da empresa. Uma confirmação com o setor financeiro é sempre necessária para assegurar a qualidade de dados.
Fórmula do cálculo EBITDA
EBITDA=LUCRO OPERACIONAL LIQUIDO +JUROS+IMPOSTOS+DEPRECIAÇÕES+AMORTIZAÇÕES.
Apesar de ser um índice importante dentro do resultado da empresa, ele não pode ser observado isoladamente, é preciso avaliar outros aspectos para complementar a análise.
Portanto, o EBITDA é sim um bom indicador para avaliar a lucratividade da atividade principal de uma empresa, lembrando aos gestores que no em tanto o ETIDA sozinho não oferece visão completa da situação financeira, isso porque não permite avaliar sua liquidez, existem outros indicadores que devem ser avaliados em conjunto para melhor entendimento.
Basta de gestão por achismo!
Na Vettor nós cuidamos da Gestão Financeira do seu negócio.
Entre em contato para conversarmos.
Comentários
Postar um comentário